A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio do Setor de Feridas e Estomas da Secretaria Municipal da Saúde, realiza em 21 de setembro, próxima quinta-feira, às 13h30, no Teatro Municipal, um evento em celebração ao Dia Municipal do Estomizado, data definida em Lei (Lei nº 7.217/10) para marcar a luta contra o preconceito e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes estomizados. O evento é aberto ao público (entrada franca) e é voltado aos pacientes e seus familiares e amigos, bem como estudantes e profissionais da saúde e a população em geral.
A celebração conta com apresentação de violino e canto coral, sorteio e distribuição de brindes e depoimentos (digital influencer estomizado), como forma de confraternização entre pacientes e público. Haverá ainda três palestras de orientação e esclarecimento sobre os cuidados e a qualidade de vida. Os temas vão envolver os aspectos da doença, pelo médico gastroenterologista Dr. João Paulo Pillon, os aspectos alimentares, pela nutricionista Dra. Cláudia Rucco, e os aspectos psicológicos e comportamentais, pela psicóloga Ana Gláucia Lima.
Segundo uma das enfermeiras responsáveis pelo Setor de Feridas e Estomias, Helen Kendely, oferecer tanto conhecimentos como socialização para se combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia. “Estomizados são pessoas que devido à má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas, foram submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a saída de fezes ou urina. De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas estomizadas no Brasil”, informou.
Os pacientes estomizados em Marília recebem atendimento municipal e suporte para aquisição de materiais subsidiados pelo SUS, pelo Setor de Feridas e Estomas, que fica na sede da Secretaria Municipal da Saúde de Marília ou pelo telefone (14) 3042-6500, ramal 6633.
Fotos: Divulgação